O Porto do Açu (RJ) e a Jaq Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica, assinaram, na última quinta-feira (16), um memorando de entendimentos visando a realização de estudos sobre formas de captação de recursos, buscar apoio e firmar parcerias para desenvolvimento de embarcações movidas a hidrogênio produzido a bordo. Além disso, o acordo prevê projetos de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação.
Segundo as empresas, o objetivo é elaborar juntas os estudos de viabilidade técnica, comercial, ambiental, financeira, jurídica e contábil necessários para o uso das embarcações movidas a hidrogênio. A Jaq informou que já está desenvolvendo duas embarcações (Explorer H1 e Explorer H2) que serão operadas com hidrogênio verde, com zero emissão de carbono.
PUBLICIDADE
As unidades, explicou a Jaq, foram projetadas para funcionar como laboratórios avançados dedicados ao estudo dos biomas brasileiros e como laboratórios de pesquisa para projetos de desenvolvimento e inovação flutuantes. A empresa adiantou que o projeto será apresentado oficialmente durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro. E que em 2026 as embarcações serão levadas para o Porto do Açu.