A italiana Prysmian, do setor de instalação de cabos submarino, anunciou que vai comprar a espanhola ACSM, especializada no desenvolvimento de tecnologias e solluções para instalação desses equipamentos, incluindo levantamentos submarinos, planejamento de rotas e atividades de preparação do leito marinho. A ACSM, que tem sede em Vigo, opera há mais de 20 anos em 60 países, com mais de 350 empregados e centenas de operações submarinas concluídas. O valor da transação é de 169 milhões de euros, correspondentes a aproximadamente R$ 1 bilhão, será financiada com recursos próprios da Prysmian e a expectativa é de que o processo seja finalizado até fevereiro.
A companhia italiana explicou que o objetivo é fortalecer sua liderança global no mercado de instalação de cabos submarinos e que a incorporação da ACSM ampliará o catálogo de soluções que poderá entregar a clientes dos setores de energia e telecomunicações, com serviço completo e acelerando a integração vertical de suas atividades.
PUBLICIDADE
Raul Gil, vice-presidente executivo de Transmissão da Prysmian, classificou o negócio como passo significativo para a empresa, que passará a contar com o conhecimento de mais de 350 especialistas em levantamento e preparação submarina, três embarcações especializadas e equipamentos essenciais às operações. “Combinando nossa liderança e capacidades com a expertise e as soluções da ACSM, ofereceremos processos otimizados de instalação e enterramento”, afirmou.
Segundo ele, é esperado novo padrão em termos de custo-benefício, velocidade de instalação e proteção robusta. “Cabos submarinos são ativos estratégicos, e a segurança é um diferencial. Essa aquisição fortalece a gama de soluções disponíveis para manter a eletricidade e os dados seguros no fundo do mar’, explicou.
Informe divulgado pela Prysmian define as soluções e os recursos da ACSM como essenciais para a instalação de cabos submarinos, projetos que exigem levantamentos prévios para garantir que o trabalho seja eficaz e seguro. Os estudos incluem o planejamento da rota e análise pós-instalação para garantir a operação do cabo.
Além disso, informou a empresa italiana, após os levantamentos pré-instalação, há atividades preparatórias a serem realizadas e obstáculos a serem superados, antes ou durante a instalação do cabo. Isso inclui limpeza da rota, remoção de pedras, detritos e dispositivos não detonados, dragagem para retirada de obstáculos e a "instalação em colchão", em que blocos de concreto são colocados ao redor do cabo para protegê-los.
Para essas atividades, a ACSM possui robôs subaquáticos não tripulados (ROVs), máquinas de escavação de valas no fundo do mar e equipamentos de levantamento, além de três embarcações. Essas soluções, avalia a Prysmian, vão complementar sua liderança global na instalação de cabos submarinos, incluindo ferramentas e embarcações de enterramento.
Segundo a empresa, a ACSM já era fornecedora da Prysmian na prestação de serviços de levantamento e preparação de rotas para diversos projetos importantes e ainda haverá ganhos a partir da experiência da companhia espanhola em projetos de energia renovável offshore, salvamento e resgate, e P&D. “Unir forças com uma líder global como a Prysmian nos permitirá fortalecer ainda mais essas capacidades, garantindo que continuemos a oferecer um valor excepcional aos nossos parceiros e clientes em todo o mundo”, disse José Cubeiro, CEO da ACSM.


















