Um estudo da RenewableUK relata que o pipeline total de projetos eólicos offshore do Reino Unido agora é de 86 GW, mais de oito vezes toda a capacidade operacional atual do país. O Reino Unido tem atualmente 10,5 GW em operação e um pipeline de projetos em construção, licenciados, em planejamento ou em desenvolvimento que pode levar a 76 GW adicionais.
De acordo com o relatório, nos últimos 12 meses os projetos aumentaram 60%, impulsionados por anúncios maciços de rodadas de arrendamento por The Crown Estate (8 GW) e Crown Estate Scotland (25 GW).
PUBLICIDADE
Na Europa, outros países também estão buscando acelerar os investimentos. A Noruega definiu recentemente dois locais distantes no mar que poderiam ser usados tanto para expandir a capacidade do país quanto para exportar energia. A Alemanha iniciou esforços para definir mais locais offshore, enquanto na Holanda o governo definiu zonas adicionais que levariam a uma duplicação da capacidade até o final desta década.
O último relatório EnergyPulse da RenewableUK mostra que a geração eólica offshore global total atingiu 517 GW. A China tem atualmente a maior capacidade totalmente operacional, com 24 GW relatados após grandes aumentos em 2021. O Reino Unido é atualmente o segundo em sua capacidade instalada, mas tem um pipeline total maior de 86 GW em comparação com os planos relatados da China para 75 GW. Os EUA estão em terceiro lugar com 48 GW em seu pipeline.