A Shell Brasil anunciou, nesta quinta-feira (11), a assinatura com a Valaris Limited de contrato de longo prazo estimado em 300 milhões de dólares para uso da sonda de perfuração Valaris ds-8 em operações em águas profundas na costa brasileira. A empresa informou que atuou como gestora do contrato de partilha, representando o Consórcio Orca.
A companhia explicou que a sonda Valaris ds-8 é uma das mais avançadas do mundo, está equipada com tecnologia de ponta para operações complexas e com altos padrões de segurança ambiental e operacional. Ela foi projetada para operar nas águas ultraprofundas do Brasil, com profundidade máxima de até 3.658 metros.
PUBLICIDADE
Segundo a Shell, a sonda será usada principalmente no projeto Orca, anteriormente Gato do Mato, para atividades de perfuração e completação previstas para começar em 2027. Prithipal Singh, vice-presidente de Ativos Operados no Brasil da empresa, disse que o contrato é um marco importante, pois permite avançar no projeto Orca e desbloquear oportunidades. “Ele demonstra nosso contínuo investimento no Brasil e reafirma o compromisso de longo prazo da Shell em gerar valor para parceiros e stakeholders”, disse.
A Shell detém participação em 70 contratos de upstream no Brasi, participa de 20 unidades de produção offshore e é a segunda maior produtora do Brasil, com produção diária média superior a 400 mil barris de óleo equivalente. Além do projeto Orca, informou a empresa, o contrato com a Valaris prevê operações no Parque das Conchas (BC-10) e descomissionamento em Bijupirá e Salema, ativos também operados pela empresa, além de perfuração exploratória como parte das opções de extensão.


















