Navalshore 2024

Shell firma novos acordos para acesso, transporte e fornecimento de gás natural

A Shell Energy Brasil, negócio de comercialização de energia da Shell, entrou no segmento de gás natural de maneira ativa, celebrando nos últimos dias novos contratos com players de produção, transporte e distribuição, além de consumidores livres.

Em dezembro, a companhia celebrou acordos para suprimento de gás natural com dois novos clientes. Um deles com a Proquigel Química, para suas plantas de fertilizantes nos estados da Bahia e de Sergipe, com duração de dois anos; o outro, com a Bahiagás, distribuidora de gás natural do Estado da Bahia, com a entrega de volumes a partir de 2022. Em agosto, a Shell já havia celebrado um acordo para suprimento de gás natural com a Copergás, distribuidora de Pernambuco, para suprimento de volumes em 2022 e 2023.

Na última quinta-feira (23), a empresa também concluiu a assinatura com a Petrobras dos contratos remanescentes que possibilitarão o acesso ao gás processado oriundo de sua parcela de produção do pré-sal. No mesmo dia, a Shell fechou os acordos com a Transportadora Associada de Gás (TAG), permitindo o transporte do gás processado aos seus novos clientes.

PUBLICIDADE

MCI


Ainda em dezembro, empreendimentos termelétricos em Pecém e Pernambuco, com potência total instalada da ordem de 2 GW, venceram o último leilão de reserva de capacidade, e também serão supridos por gás proveniente da Shell.

“É um momento realmente histórico, estes acordos são importantes marcos no Novo Mercado de Gás. Estamos muito animados com essas parcerias”, comemora Christian Iturri, diretor-presidente da Shell Energy Brasil. “Estes contratos reafirmam a abertura do mercado de gás no Brasil, com um setor mais dinâmico e competitivo, da mesma forma como aconteceu há alguns anos no mercado de energia elétrica no país”, comenta, ressaltando que a Shell considera o gás natural uma fonte essencial na transição energética, em linha com sua estratégia global Powering Progress, de ser zero emissões líquidas até 2050.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira