A Transpetro anunciou, nesta terça-feira (9), a incorporação da Petrobras Logística de Exploração & Produção (PB-Log) especializada em controle de emergências, incluindo combate a derramamentos de óleo no mar e explosões submarinas, e logística integrada para recebimento, guarda e transporte de material por via terrestre, marítima ou aérea. Com a nova estrutura, a subsidiária da Petrobras passa a atuar também no apoio marítimo e no controle de emergências em áreas exploradas por consórcios operados e liderados pela estatal.
Segundo a Transpetro, como se trata de fusão de duas subsidiárias da Petrobras, haverá aumento de seu capital sem emissão de novas ações. O presidente da empresa, Sérgio Bacci, disse que a mudança visa ampliar as áreas de atuação da subsidiária para torná-la mais forte e lucrativa e oferecer mais serviços logísticos multimodais e integrados. “A incorporação da PB-LOG se junta a nossos investimentos em dutos e terminais, na ampliação da frota e na entrada em novos modais, como o de barcaças”, explicou.
PUBLICIDADE
A Transpetro informou ainda que tem feito investimentos para aumentar a capacidade operacional de seus terminais, com modernização de dutos, ampliar a frota própria e entrada em novos mercados. Por isso, desde 2024 lançou licitações para contratar 16 embarcações, sendo quatro navios Handy, oito navios gaseiros e quatro navios classe MR1, a fim de aumentar a capacidade de transporte de derivados de petróleo pela costa brasileira. Além disso, a Transpetro foi ao mercado em busca de contratar 18 barcaças e 18 empurradores para expandir seus negócios na navegação interior. E anunciou que vai aumentar sua capacidade de alívio nas plataformas operadas pela Petrobras com o afretamento de nove navios aliviadores de posicionamento dinâmico.
A PB-LOG é uma sociedade anônima de capital fechado, criada em 2012 como subsidiária integral da Petrobras. A empresa oferece dois tipos de serviços logísticos: o Controle de Emergências, que inclui o combate a possíveis derramamentos de óleo no mar, disponibilidade dos recursos e equipamentos de combate ao blowout submarino e centros de defesa ambiental; e Logística Integrada, que contempla soluções logísticas de recebimento de material, guarda e transporte (terrestre, marítimo e aéreo). Atualmente, a PB-LOG concentra suas operações na região Sudeste, próximo das grandes bacias produtoras de Santos e Campos. Em 2024, a empresa registrou lucro líquido de R$ 533 milhões a partir da prestação de serviços a 21 consórcios que envolvem 12 empresas.

















