A turma de 31 funcionários e colaboradores da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), selecionada para participar do MBA Executivo em Gestão Portuária, recebeu as boas-vindas na aula inaugural realizada no dia 12. O diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, abriu o evento com a palestra “A ANTAQ e seus instrumentos de regulação e fiscalização.
Adalberto Tokarski parabenizou a iniciativa da Codeba em promover o MBA, ressaltando que é preciso cuidar cada vez mais da gestão portuária do Brasil. Ele observou que já está começando a ocorrer a modernização dos portos brasileiros nos quesitos de infraestrutura, superestrutura e gestão, com os programas de Inteligência Logística para controle das atividades portuárias, o acesso terrestre com a carga inteligente, o Porto sem Papel que permite a sincronização da movimentação de carga e descarga de fluxo contínuo. “Toda esse aparato visa dotar os portos de instrumentos para fazer uma movimentação mais rápida”, completou.
PUBLICIDADE
Na apresentação, Tokarski também citou os fundamentos para o planejamento portuário, que são: enfrentar gargalos (demanda x capacidade), ampliação da infraestrutura portuária na questão de acessos, atração de investimentos privados, melhoria na gestão portuária, facilitar implantação de terminais de uso privados, integração entre os modais de transportes, aumentar a competição do setor portuário com redução de custos e aumentar produtividade. “Já temos os instrumentos de planejamentos para os portos brasileiros, que são o Plano Nacional de Logística Portuária, Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, Plano Geral de Outorgas, Porto sem Papel, entre outros”, disse.
Fonte: Antaq