SÃO PAULO - A multinacional americana Archer Daniels Midland (ADM) e a japonesa Marubeni anunciaram ontem que expandiram a Kalama Export Company (KEC), joint venture que já detinham no Noroeste Pacífico dos Estados Unidos. A expansão vai significar por parte da Marubeni a destinação das operações de elevação de grãos no terminal 5 do porto de Portland, em Oregon, para o terminal da Columbia Export, subsidiária da KEC.
Em conexão com a transação, as partes também pretendem renomear a KEC como Pacificor, LLC. A KEC, que foi formada em 1998 pela subsidiária da Marubeni, a Gavilon Holdings, ADM e Agrex, está engajada no negócio de exportação de grãos e óleos vegetais por sua operação de elevação de grãos no porto de Kalama, em Washington.
PUBLICIDADE
As operações de elevação de grãos de Kalama e da Portland vão continuar ocorrendo separadamente, mas seus acionistas em comum devem investir para elevar a eficiência e atingir mais efetividade das operações do negócio.
“Essa ação representa outro importante passo no esforço de construir a cadeia de valor dos serviços agrícolas da ADM desde a originação até o destino”, disse Joe Taets, vice-presidente senior da ADM.
“Nós acreditamos que os acionistas comuns vão acelerar os esforços para ampliar a eficiência operacional” disse Satoshi Wakabayashi, diretor de operações da companhia japonesa.
Fonte: Valor Econômico/Fabiana Batista