A Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais (Grupo EBT), controladora dos Terminais Ageo, anunciou, na última sexta-feira (31/10), ter fechado acordo com o Grupo Simões para operar o Terminal Portuário de Novo Remanso (TPNR), em Itacoatiara, no Amazonas. Com a parceria, o Grupo Simões passaria a deter 20% de participação no EBT, que manterá a gestão operacional. A conclusão da transação depende ainda de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A proposta de parceria inclui o Terminal de Granéis Sólidos Agrícolas (TGSA), construído com financiamento do Banco da Amazônia e que movimenta commodities como soja, milho e farelos. É o único do complexo TPNR já em operação e tem projetos para terminais de granéis líquidos e cargas gerais.
PUBLICIDADE
O diretor comercial e de novos negócios dos Terminais Ageo, Aquiles Dias, explicou que o objetivo é permitir a atuação da empresa na região amazônica a partir de um terminal que é considerado um dos mais eficientes do país. Ele recebe produtos agrícolas vindos Mato Grosso em caminhões até Porto Velho, onde, depois de ser descarregados em estações de transbordo, são colocados em barcaças que seguem pelo Rio Madeira até o Rio Amazonas e dele até o TGSA, onde são transferidos para navios que acessam o terminal via Oceano Atlântico.
















