Navalshore 2024

Alfândega já funciona no Porto do Pecém

A Alfândega deverá atender à demanda da ZPE e também aos grandes empreendimentos que estão sendo implantados no CIPP.
Já está em pleno funcionamento no Porto do Pecém a mais nova Alfândega da Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. Até o mês passado o Pecém era atendido através de uma Inspetoria que funcionava sob a jurisdição da Alfândega do Porto do Mucuripe.

Com esta mudança a Alfândega do Pecém deverá atender à futura demanda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e também aos grandes empreendimentos que estão sendo implantados no Pecém e os que vão integrar o Complexo Industrial e Portuário (CIPP), como a siderúrgica e a refinaria.

Os servidores que prestavam atendimento ao Pecém e que eram lotados no Mucuripe, já exercem plena atividade no porto de São Gonçalo do Amarante, oferecendo um melhor serviço à crescente movimentação de cargas do porto, hoje liderando as exportações de frutas e calçados e a importação de algodão.

De acordo com o Inspetor-Chefe da Receita Federal no Pecém, Carlos Wilson Azevedo Albuquerque, a autonomia administrativa e financeira na fiscalização vai proporcionar celeridade na logística, com o Pecém prestando um controle aduaneiro mais eficiente, com maior rapidez e melhor segurança, funcionando como um estímulo a mais ao comércio exterior.

Com a transformação da Inspetoria em Alfândega o porto do Pecém ganha autonomia para fiscalizar a entrada e saída de carga, o que vinha sendo reclamado em função da crescente demanda.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cearáportos/Joseoly Moreira



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira