Diretoria da América Latina Logística (ALL) apresentou nesta terça-feira (19) o cronograma dos 2 próximos terminais da Ferrovia Senador Vicente Vuolo ao governador Silval Barbosa (PMDB). No encontro ficou confirmada a inauguração, até setembro deste ano, do terminal em Itiquira (a 357 km de Cuiabá) e até agosto do ano que vem o de Rondonópolis (a 212 km ao Sul da Capital). ALL também comentou sobre as empresas que deverão se instalar nos terminais.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ficou confirmada as operações da Ferronorte em Rondonópolis a partir de 2012. Segundo o secretário, a ALL apresentou possíveis parceiros para o terminal de Rondonópolis, onde será construído um Parque Industrial, Entre eles estariam empresas do setor alimentício, mas também uma empresa de contêineres, o que iria viabilizar o transporte de produtos industrializados. "Ainda não podemos revelar os nomes porque não há nada fechado, mas caso se confirme será possível tanto levar mercadorias industrializadas, quanto trazer produtos dos grandes centros, o que reduziria os custos com a logística".
Com relação à Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), que será construída pela Valec, Vuolo confirmou que até o momento nada foi adiado devido ao afastamento do então presidente, José Francisco das Neves, depois do escândalo do Ministério dos Transportes.
Pedágio - Consórcio Primavera, agora Sociedade de Propósito Específico (SPE) Morro da Mesa, será o responsável pela infraestrutura da MT-130, no trecho entre Rondonópolis e Primavera do Leste, e também pelo pedágio a ser cobrado, de R$ 3,98. A empresa terá 6 meses para conclusão de serviços básicos e 3 anos para concluir os projeto completo.
Fonte: Só Notícias/A Gazeta
PUBLICIDADE