Navalshore

ALL e Cocamar dizem que nova rota não trará problemas

Segundo a América Latina Logistica (ALL), a mudança de rota da soja dos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso não irá alterar as operações de transbordo feitas em Maringá. Atualmente, de acordo com dados da assessoria de imprensa da empresa, Maringá recebe mensalmente 300 mil toneladas de soja que vem da região norte, para serem processadas aqui ou para exportação via Porto de Paraná. “Essa soja vai continuar a passar por Maringá, independente da situação, porque são cargas específicas”, explicou a assessoria.
A ALL também confirmou a informação do Grupo G10, segundo a qual boa parte da soja que era exportada por Paranaguá já deixou o Paraná e está sendo despachada a partir do Porto de Santos. Conforme a empresa ferroviária, atualmente Santos exporta um milhão de toneladas de soja por mês, mais de três vezes o volume paranaense. “Por isso, a mudança de rota via Santarém, não trará alterações para as operações da ALL em Maringá”, reforçou a assessoria de imprensa.
Cocamar
Apesar de processar anualmente cerca de 150 mil toneladas de soja vindas do Mato Grosso, a Cocamar não deve enfrentar problemas com a mudança de rota da produção daquele Estado. A avaliação é da direção da cooperativa, que também compra soja do Mato Grosso do Sul. A Cocamar pretende processar 870 mil toneladas de soja em 2010, 5,84% a mais que as 822 mil toneladas industrializadas no ano passado.
Cerca da metade do total processado em 2009, 450 mil toneladas, será produzida pelos próprios cooperados. O restante, 420 mil toneladas, será comprado de outras sete cooperativas paranaenses e de comerciantes do Mato Grosso. Com isso, a Cocamar pretende ampliar a produção de óleo refinado de 6,3 milhões de caixas, volume alcançado em 2009, para 7,4 milhões de caixas, este ano.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

 

PUBLICIDADE

MCI


 



      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira