O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, cumprirá agenda de trabalho em Guarujá e no Porto de Santos (SP) hoje, segunda-feira (11/11). Pela manhã, ele se reúne com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, na prefeitura da cidade. Em seguida, segue para o Porto de Santos, onde terá reuniões na sede da Companhia Docas de São Paulo (Codesp) com a diretoria da Autoridade Portuária, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e com representante do Sindicato dos Trabalhadores do Porto.
Segundo informações da Codesp, nos nove primeiros meses do ano, o Porto de Santos respondeu pela movimentação de 26,5% das exportações brasileiras (US$ 47,0 bilhões) e 25,4% das importações (US$ 45,5 bilhões).
A China continua como o principal destino dos embarques através do Porto de Santos, respondendo por 15,7%, seguida dos Estados Unidos (9,3%) e Argentina (6,3%). O país asiático mantém-se, também, como o maior exportador de cargas para o Brasil (16,0%), via Santos, seguido pelos Estados Unidos (13,9%) e Alemanha (9,7%).
No período, destaque para os aumentos na movimentação de produtos agrícolas [açúcar (27,8%), complexo soja (15,1%) e milho (24,0%)], bem como o álcool (26,2%). As importações acusam aumento de 4,4%, com destaque para o minério de ferro (46,2%)
Fonte: SEP
PUBLICIDADE