Antônio Henrique Pinheiro Silveira, tomou posse, ONTEM, terça-feira (8), em Brasília, como ministro interino dos Portos. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Portos, em Brasília. Silveira substitui Leônidas Cristino. Os diretores da ANTAQ, Fernando Fonseca e Mário Povia, o superintendente de Portos, José Ricardo Ruschel, e o superintendente de Fiscalização, Bruno Pinheiro, estiveram presentes ao evento.
Durante sua fala, Silveira, que era secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, ressaltou que o sistema logístico brasileiro deve ser integrado. Apontou que os portos nacionais são instalações fundamentais para a importação e exportação de produtos, além de contribuir com a integração do país.
O ministro chega à SEP no momento em que a ANTAQ instaurou procedimento de consulta e audiência públicas para o 2º bloco de arrendamentos portuários.
A audiência pública, visando obter subsídios para o aprimoramento das minutas de editais e contratos de arrendamento, relativos à realização de certames licitatórios para a exploração de áreas e infraestruturas nos portos organizados de Paranaguá (PR), São Sebastião (SP), Salvador e Aratu (BA), estará aberta no período de 2 de outubro a 25 de outubro de 2013.
Com os novos terminais, que inclui também um terminal dedicado a passageiros, espera-se um aumento na capacidade de movimentação de cargas de 51,4 milhões de toneladas por ano, totalizando cerca de R$ 3,2 bilhões em investimentos.
“Cumprirei com toda responsabilidade a missão que me foi dada. Pretendo trabalhar para o fortalecimento da SEP. Todas as áreas do sistema portuário terão minha atenção”, destacou o novo ministro dos Portos.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, escolheu Silveira como ministro interino na quinta-feira (3). Ele é doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi também membro do Conselho de Administração da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) e ocupava desde 2007 o cargo de secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
O ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que ficou à frente da SEP por 33 meses, deu as boas-vindas a Silveira. “Durante esse período, tive dedicação exclusiva ao setor portuário. Trabalhei com intensidade para contribuir com o novo marco regulatório. Nosso sistema portuário avançou. Os investimentos vão acontecer”, disse Cristino, destacando que a movimentação de cargas através dos portos vem crescendo nos últimos anos.
Cristino disse, ainda, que o país precisa integrar todos os modais. “Não dá para investir em rodovia e não investir em hidrovia, ferrovia e no porto. Com investimentos na integração dos modais, a capacidade de movimentação de carga cresce e os nossos produtos ganham competitividade no mercado exterio
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE