A APM Terminals fez ontem uma reunião com a Codetran para acertar os ponteiros. A diretoria da empresa que opera o Porto de Itajaí aproveitou a realização de seu Global Safety Day (Dia Global de Segurança) para oferecer apoio às ações de conscientização de trânsito na cidade e para pedir solução a problemas de mobilidade – entre eles a travessia de pedestres que fica bem em frente à entrada do terminal, na Rua Coronel Eugênio Müller.
Com um grande fluxo de pessoas atravessando de um lado para outro e apenas 15 segundos de semáforo aberto para pedestres, o número de pessoas que se arrisca entre carros e caminhões vai além do limite do aceitável – e do seguro.
A empresa se ofereceu para instalar sinaleira com temporizador ou com botão para o pedestre pedir o fechamento. Mas ouviu da secretária de Segurança, Susi Bellini, que a sincronização de semáforos não permite tal medida.
A solução proposta pela Codetran é uma passarela, alta o suficiente para permitir a passagem dos caminhões. A estrutura deverá ser estudada em conjunto entre empresa e órgão de trânsito, e ainda não tem data para sair do papel.
Novo portão
Um novo gate para entrada e saída de caminhões no porto promete melhorar o fluxo na Coronel Eugênio Müller. A estrutura, que está em fase de instalação na Rua Blumenau, vai custar R$ 5 milhões e funcionará com energia solar.
A previsão é que a nova estrutura passe a operar em agosto deste ano, quando o atual portão ao lado da entrada da sede do terminal será desativado.
FONTE: cLIC RBS
PUBLICIDADE