APM Terminals (APMT) e DP World formaram a Zero Emission Port Alliance (ZEPA) na COP 28 com o objetivo de acelerar a descarbonização portuária, tornando os equipamentos de movimentação de contêineres elétricos a bateria (BE-CHE) mais acessíveis, acessíveis e atraentes.
A ZEPA, que deverá iniciar as suas atividades no início de 2024, é uma coligação que abrange toda a indústria, com adesão aberta a qualquer participante, incluindo operadores de terminais, fabricantes de equipamento original (OEM), autoridades portuárias e entidades governamentais.
PUBLICIDADE
A aliança tem quatro objetivos principais de fluxo de trabalho para superar os desafios de acessibilidade e preços, como incentivar o aumento da capacidade de produção de BE-CHE pelos fabricantes e reduzir os custos dos produtos.
Existe também o objetivo de reduzir o custo das baterias e das soluções de carregamento, simplificar a implementação e aumentar a interoperabilidade dos equipamentos, bem como garantir que os operadores de terminais e a infra-estrutura da rede estejam prontos para a implementação da BE-CHE e da energia em terra.
Por último, a ZEPA espera criar melhores condições de implementação para frotas com emissões zero.