A 1ª etapa do projeto consiste na construção de 389 mil metros quadrados de galpões e armazenagem completa
Com investimentos no valor de R$ 260 milhões, as obras do Condomínio Atacadista de Caucaia, que promete ser o maior complexo empresarial da América Latina, se iniciarão em abril, segundo informação de Eliseu Souza dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico de Caucaia. Ele adiantou que a primeira etapa do projeto - que consiste na construção de 389 mil metros quadrados de galpões e estrutura de armazenagem completa - será concluída em novembro deste ano. A obra final, de acordo com Eliseu, deverá ser entregue em 2012.
De autoria da Varicred, empresa que já construiu obras semelhantes no Sudeste, o empreendimento será erguido na confluência das rodovias BR-020 e BR-222, na localidade de Campo Grande, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). "O local foi estrategicamente pensado e logisticamente analisado. Por ficar às margens do Anel Viário, ele vai facilitar operações de carga e o escoamento para (os portos do) Pecém e Mucuripe", justificou o secretário.
Megacomplexo
Em um terreno de 1,89 milhão de m², o complexo arquitetônico contará com 16 prédios de 12 andares, reservados para administração e serviços. A infraestrutura do megaprojeto, também chamado de Cidade do Atacado, prevê serviços bancários, hoteleiros e até heliporto para os atacadistas.
A obra arquitetônica, projetada por Luiz Deusdará, permite a congruência de atividades em blocos, como o automobilístico e o farmacêutico.
Haverá ainda uma área verde, concebida por uma empresa de paisagismo inglesa.
Conforme o secretário, alguns dos espaços, que podem ser alugados ou comprados, foram comercializados com antecedência. Ele afirma que boa parte dos 200 coligados à Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad) se mudará para o novo empreendimento. Eliseu acredita que o condomínio empresarial irá atrair os Centros de Distribuição de inúmeras indústrias para o Estado, descentralizando, assim, a superioridade pernambucana no assunto. Para ele, complexos como o que será instalado em Caucaia são uma tendência no mundo empresarial, e deverão se alastrar pelo Nordeste em breve. O projeto, segundo o secretário, saiu do papel graças aos esforços conjuntos do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Caucaia, da Acad e da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará). A previsão é de que sejam gerados 3.700 empregos diretos na primeira etapa do empreendimento, além de 7 mil vagas indiretas.
Fonte: Diário do Nordeste
PUBLICIDADE