A Autoridade Portuária de Santos (APS) vai iniciar, na próxima segunda-feira (20), obras na Avenida Augusto Barata, na margem direita do Porto de Santos e principal via de acesso ao complexo portuário, com objetivo de melhorar a fluidez de veículos. Estão previstas a troca da pavimentação, a adequação das faixas de rolamento e a instalação de iluminação em LED e nova sinalização, além da construção de um canal de drenagem com maior capacidade de vazão para melhorar o escoamento da rede municipal e reduzir alagamentos.
O investimento é de R$ 27,45 milhões, e os trabalhos serão executados pelo Consórcio FMENG-Alemoa, formado pelas empresas Meng Engenharia e FFL Sinalização, vencedor de licitação realizada no primeiro trimestre deste ano. As obras, informou a APS, serão feitas do final do Viaduto Paulo Benevides, junto à Rodovia Anchieta e ao acesso ao distrito industrial da Alemoa, até o início da Avenida Engenheiro Augusto Barata, passando pela Rua Augusto Scarabotto.
PUBLICIDADE
Na primeira fase, com término previsto para o fim de novembro, será feita uma nova pista, para desvio de tráfego. Nessa fase, segundo a autoridade portuária, não haverá interrupção no trânsito de veículos. Haverá mais três fases de obras, com conclusão prevista para dezembro de 2026. Além disso, em parceria com a concessionária das rodovias estaduais, serão construídos dois viadutos de acesso na entrada do porto. Eles visam a atender ao crescimento do fluxo previsto em consequência da abertura do túnel Santos-Guarujá.