Ministério de Portos e Aeroportos, autoridade portuária e prefeitura acertaram inclusão da Vila dos Criadores na margem direita do porto
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) ampliará a poligonal do Porto de Santos (SP), incorporando uma área para instalação de uma nova versão do projeto do STS-10, terminal vocacionado para a movimentação de contêineres. O MPor informou, na última quarta-feira (10), que será incluída na área jurisdicional da autoridade portuária a Vila dos Criadores, com anuência da prefeitura de Santos. O local é considerado o último trecho para expansão na margem direita do canal do complexo portuário.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, lembrou que o planejamento prevê adensamentos na BTP e na Santos Brasil, além de ações para melhorar a relação porto-cidades, como a transferência do terminal de cruzeiros (Concais) para o trecho do Ecoporto, integrando ao Parque Valongo, que terá um espaço de visitação pública. Pomini ponderou que existe uma preocupação com a necessidade de aumento da capacidade de contêineres, mas dentro de uma visão abrangente do porto.
A Vila dos Criadores, com uma área total de 420 mil metros quadrados (m²), fica junto ao Rio Casqueiro, no limite do município de Santos com Cubatão, entre o estuário e a Rodovia Anchieta, no bairro Alamoa. De acordo com a APS, no local há uma ocupação irregular, com cerca de 9 mil pessoas, que serão transferidas para residências adequadas. Esta condição fará parte da contrapartida exigida do futuro arrendatário.
A desocupação também visa endereçar uma solução para o passivo ambiental de um antigo depósito de lixo na região. Para o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, a inclusão desta área municipal no porto organizado terá a vantagem de, ao mesmo tempo, resolver um problema social e atender às necessidades de expansão do maior porto do hemisfério sul. “Todos ganham, a comunidade e todo o setor de logística portuária brasileiro”, declarou após reunião com Pomini.
PUBLICIDADE