Navalshore 2024

Associação Comercial e Industrial de Toledo pede ramal da Ferroeste

O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, participou na terça-feira (20) da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) para a gestão 2010-2011 a convite da entidade. Na solenidade, o novo presidente da Acit, Eduardo Della Costa, declarou que a construção de um ramal da Ferroeste de Cascavel a Toledo deve ser encarada como luta regional, e será uma das principais bandeiras da sua gestão.
“Participamos da solenidade para expressar o nosso apoio à luta pela construção do ramal Cascavel-Toledo da Ferroeste”, afirmou Gomes. “Temos projeto executivo de engenharia pronto há mais de 15 anos. Não se justifica que um Estado próspero e pujante como o Paraná deixe de executar este projeto até Guaíra, iniciando-se pelo ramal Cascavel-Toledo, de apenas 50 quilômetros de extensão”, argumentou.
“O Estado do Paraná, suas empresas públicas e privadas, têm plenas condições de realizar este sonho. O nascimento da Ferrosul é um reforço neste sentido. Vamos colocar mãos à obra”, conclamou.
Lideranças presentes à posse da nova diretoria da Acit apoiaram a continuidade da linha da Ferroeste de Cascavel até Toledo. Entre elas, o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Guido Bresolin Júnior, o prefeito José Carlos Schiavinato, os deputados estaduais Elton Welter (PT) e Duílio Genari (PP) e o deputado federal Dilceu Sperafico (PP).
Nesta quarta-feira (21), o presidente da Ferroeste está em Cascavel, onde faz inspeção no Terminal da ferrovia.
SANTA CATARINA – A Ferroeste participou na terça-feira (20) de audiência pública em Herval D’Oeste (SC) para discutir a Ferrovia da Integração, que deverá ligar o Porto de Itajaí a Dionísio Cerqueira, e a reativação da Ferrovia do Contestado, entre Mafra e Marcelino Ramos.
O convite foi feito pelo deputado estadual catarinense Pedro Uczai (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Ferroviários, e por prefeituras e associações de municípios da região. A Ferrovia da Integração de Santa Catarina (Leste-Oeste), contemplada na nova etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), é um projeto que integrará o complexo logístico da Ferrosul.
“A audiência de Herval D'Oeste fortaleceu a necessidade da criação da Ferrosul, que será um instrumento dos estados da região Sul para ampliar sua malha ferroviária com linhas modernas em bitola mista, larga e métrica. Além disso, tratou da necessidade de se reativar trechos injustificadamente abandonados pelo monopólio privado surgido do equivocado processo de privatização das ferrovias brasileiras. Não basta que a causa seja justa: é preciso que tenhamos ferramentas para a transformação da realidade. A Ferrosul será uma poderosa ferramenta”, disse Gomes.

Fonte:Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira