Receba notícias em seu email

MSC

Atraso nas liberações de carga pode deixar complexo portuário de Itajaí fora da migração de cargas para SC

O jornal Valor Econômico publicou na semana passada reportagem falando que a demora na liberação de cargas no Porto de Santos vai beneficiar os portos catarinenses, que ganharam força nos últimos anos devido à qualidade do serviço.

Só que, como estamos sentindo na pele o mesmo problema de Santos no Porto de Itajaí, iremos, muito provavelmente, perder a chance do upgrade de movimentação.

Por aqui, 10 empresas de importação já se mudaram para Itapoá devido aos atrasos, motivados, principalmente, pela falta de fiscais na Anvisa e no Ministério da Agricultura.

Saída de empresas de importação acende alerta na economia em Itajaí
A debandada de empresas especializadas em importação tem causado preocupação em Itajaí. Pelo menos 10 deixaram a cidade nos últimos meses, e a maioria não viajou para longe: com exceção de um escritório, que partiu para Recife (PE), os demais se instalaram em Itapoá e passaram a operar pelo porto local.

O principal motivo para a mudança foi a demora na liberação de cargas, em especial as que demandam fiscalização especial. De um lado, há falta de fiscais para dar conta do trabalho na Anvisa e no posto do Ministério da Agricultura. De outro, uma fiscalização mais rigorosa da Receita Federal para as cargas que exigem uma averiguação detalhada do contêiner. Uma adequação à qual todos os portos terão que passar mais cedo ou mais tarde.

O fato é que, para algumas cargas, o prazo de liberação em Itajaí chega a ser até três vezes maior do que no Porto de Itapoá. Numa tentativa de resolver o problema, a Associação Empresarial de Itajaí levou a demanda para Brasília.

Recentemente o Ministério da Agricultura teria anunciado possibilidade de remoção interna, o que abre espaço para preenchimento de vagas por aqui. O setor tem apenas um servidor lotado em Itajaí.

Em relação à Anvisa, a falta de nomeações no alto escalão tem travado a negociação.

Fonte: ClicRBS






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira