O Porto Guará, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, realizou uma audiência pública, na última quinta-feira (19), para apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) do novo empreendimento portuário. O evento, realizado no Centro de Eventos do Hotel Camboa, contou com a participação de mais de 150 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades civis e a comunidade local.
O EIV detalhou os aspectos ambientais, urbanísticos e sociais da região, destacando a manutenção da qualidade ambiental, gestão de patrimônios naturais e arqueológicos, e a recuperação de áreas degradadas. Durante a audiência, a população pôde esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões, que serão analisadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo como subsídio para o parecer final sobre o projeto.
PUBLICIDADE
Com investimentos previstos de R$ 5,6 bilhões, o Porto Guará será implantado na região de Embocuí, última área disponível para um Terminal de Uso Privado (TUP) em Paranaguá. O projeto inclui sete berços de atracação, terminais de graneis sólidos e líquidos, terminal de contêineres, retroáreas para operações logísticas, pátios de caminhões e a maior estrutura ferroviária integrada a um complexo portuário multicargas da América Latina, com 21 quilômetros de ferrovias.
O porto terá capacidade para movimentar 31,5 milhões de toneladas por ano e gerar até 6.400 empregos diretos e indiretos na fase operacional, com prioridade para contratação e treinamento de mão de obra local. As obras devem começar em 2026, após as licenças ambientais, com previsão de início das operações em 2028.