A Portos do Paraná, empresa que administra terminais paranaenses, informou nesta quinta-feira (4) que registrou esta semana o maior carregamento de milho em um navio no Porto de Paranaguá, com as 77 mil toneladas embarcadas no MV Minoan Pioneer. De acordo com a empresa, o resultado foi conseguido graças ao aumento do calado dos berços destinados a granéis sólidos, que passou em setembro de 13,1 metros para 13,3 metros,
A companhia explicou que, por causa do aumento de 20 centímetros, cada embarcação que acessa o terminal pode transportar até 1,5 mil toneladas a mais em cada viagem. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse que o objetivo é receber navios cada vez maiores, que possam embarcar mais mercadorias. “Esse recorde é prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.
PUBLICIDADE
Segundo a Portos do Paraná, o milho foi a commodity cuja movimentação teve maior crescimento de janeiro a novembro de 2025. No acumulado do ano, foram movimentadas 4.571.970 toneladas do produto, com alta de 351% em relação ao mesmo período de 2024, quando a movimentação foi de 1.013.174 toneladas. De acordo com a empresa, o resultado foi impulsionado pela safra recorde e por maior demanda internacional.
A companhia informou que a expectativa é que o Brasil feche 2025 com mais de 140 milhões de toneladas colhidas, com a maior parte sendo destinada ao mercado interno, principalmente para produção de etanol. Do total, cerca de 40 milhões de toneladas serão destinadas à exportação, com a maior parte embarcada em Paranaguá, com destaque para países do Oriente Médio e da Ásia.

















