O governo da Bahia criou em setembro a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp). O objetivo é proporcionar mais agilidade e dinamismo e dar um foco exclusivo às iniciativas estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da Bahia no âmbito das cadeias produtivas da indústria naval e da atividade portuária.
“A ideia é que o novo organismo funcione como um elo de articulação entre as instâncias governamentais, empresariais e institucionais nos vários níveis e tenha uma estrutura enxuta e eficiente, com técnicos altamente gabaritados e focados no desenvolvimento de projetos estratégicos para o estado. Uma ênfase toda especial será dada às questões ambientais”, explicou o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia.
A nova secretaria está vinculada administrativamente e usará as instalações e estrutura da SICM. O engenheiro baiano Roberto Benjamin, 57 anos, que possui larga experiência nacional e internacional nas áreas naval e portuária, tendo atuado como executivo das empresas Mendes Júnior e Odebrecht em países como Singapura, EUA, Reino Unido, México, Venezuela e Equador, é o novo secretário.
Entre as iniciativas do Seinp destaca-se a requalificação dos portos baianos, em sinergia com a Secretaria Estadual da Infraestrutura e a Companhia de Docas da Bahia (Codeba). A nova secretaria também dará atenção especial à implantação de um grande estaleiro para produção de navios e plataformas de exploração de petróleo em São Roque do Paraguaçu, empreendimento de cerca de R$ 2 bilhões.
Bahia - Portos e indústria naval ganham secretaria
- Redação
- Portos e logística
PUBLICIDADE