A Bandeirantes Dragagem e Construção Ltda. concluiu no último dia 20 o serviço de dragagem de manutenção no canal de acesso e bacia de evolução do Porto Novo do Rio Grande. A entrega do serviço contou com um coquetel a bordo da multidraga "Copacabana" com a presença do Superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, além do diretor da Bandeirantes, Ricardo Sudaiha.
A tarefa da multidraga "Copacabana", estabelecida no contrato com a Superintendência do Porto do Rio Grande, foi retirar nessa primeira etapa UM milhão de metros cúbicos de sedimentos, restabelecendo o calado de 31 pés (10 metros) no canal e na bacia de evolução. A dragagem também abrangeu locais críticos, há tempos não dragado, como a área do cais da Marinha do Brasil e do Terminal da Companhia Estadual de Silos e Armazéns - CESA que, depois de ser recentemente reativado, aguardava o restabelecimento do calado de 31 pés para operar navios.
O contrato da Bandeirantes com a Superintendência do Porto de Rio Grande - Suprg é para manutenção continuada, por um período de cinco anos, de todo o canal de acesso e da bacia de evolução do porto riograndino, sendo prevista a retirada de 8,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Concluída essa primeira etapa, a Suprg passa a monitorar as condições do canal e, tão logo seja detectado um assoreamento na ordem de um milhão de metros cúbicos, a Bandeirantes será acionada para a retirada desse assoreamento.
No decorrer do próximo ano a multidraga "Copacabana" retornará ao porto de Rio Grande para retomar a dragagem de manutenção não só da bacia de evolução e do canal de acesso ao Porto Novo, como também do canal de acesso às áreas do Superporto e da entrada dos Molhes da Barra, que ora estão sendo aprofundados pela Secretaria Especial de Portos - SEP.
No próximo mês a embarcação deverá ir para Macaé, no estado do Rio de Janeiro, onde realizará a dragagem do Terminal Marítimo de Imbetiba, de propriedade da Petrobrás, e, posteriormente, para Natal, no Rio Grande do Norte, onde realizará para a SEP a dragagem de aprofundamento daquele porto.
Além do porto de Rio Grande, a Bandeirantes mantém em andamento as obras de dragagem no porto de Vila do Conde, no Pará; no Terminal de Ponta da Madeira, em São Luis, para a Companhia Vale do Rio Doce; no porto de Mucuripe, em Fortaleza, e no porto de Santos.
Da Redação
PUBLICIDADE