A operadora de logística de transporte multimodal Brado anunciou nesta quarta-feira (15) que ampliou de 28 para 75 contêineres a capacidade, em seu terminal de Rondonópolis, no Mato Grosso, de fumigação de brometo no algodão para atender exigência da Turquia, do Paquistão e de Bangladesh. Com isso, foi liberado espaço no Porto de Santos (SP), por onde as cargas são exportadas. Segundo a empresa, as operações destinadas a esses países aumentaram, de janeiro a agosto de 2025, 82%, 79% e 36%, respectivamente.
As mudanças, explicou a companhia, foram necessárias para acompanhar as mudanças registradas em suas operações nas exportações do produto, que caíram no mesmo período em 65% no comércio com a China e em 40% com o Vietnã. Ela informou que a fumigação com brometo não é exigida pelos chineses e, por isso, teve que se adaptar para atender ao aumento das remessas para Turquia, Paquistão e Bangladesh.
PUBLICIDADE
A Brado explicou que além do aumento da capacidade de fumigação com brometo, investiu em melhorias no terminal multimodal de Rondonópolis (MT), com a instalação de .sete docas pneumáticas usadas para movimentação e elevação de cargas e que evitam avarias nos contêineres e a compra de 15 empilhadeiras elétricas. Elas, informou a empresa, permitem operação silenciosa e sem emissão de poluentes e demandam menos gastos com manutenção a longo prazo.