Receba notícias em seu email

Navalshore

Cais santista conta com sistema dutoviário para realizar operações

O Porto de Santos realiza diversos tipos de operações, movimentando de granéis a contêineres, de cargas de projeto a veículos. E trabalha com os mais variados tipos de modais: marítimo, ferroviário, rodoviário e até mesmo o dutoviário (deslocamento de mercadorias por dutos), tema desta edição da coluna Conheça o Porto.

O sistema dutoviário do cais santista conta com 56 quilômetros de tubulações, usadas para transporte de granéis líquidos. Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, Autoridade Portuária de Santos), as cargas movimentadas pelos dutos representaram cerca de 10% do total operado pelo complexo marítimo no ano passado. Ou seja, das 111,1 milhões de toneladas que passaram pela região, 11 milhões de toneladas chegaram ou partiram pelo conjunto de tubulações.


PUBLICIDADE



Para atender a esse mercado, o Porto conta com tanques para armazenar 700 mil metros cúbicos de líquidos. É o maior parque de tancagem deste tipo de carga no Brasil. Com essas instalações e sua rede dutoviária, Santos realiza embarques e desembarques de granéis líquidos, abastece navios (com óleo bunker) e garante as atividades offshore de apoio às plataformas de petróleo. Entre as mercadorias movimentadas, estão o álcool, derivados de petróleo, ácido acético, soda cáustica e outros insumos das indústrias de plástico e farmacêutica.

O complexo santista conta com áreas específicas para granéis líquidos. A principal é a Alemoa, onde está o Terminal para Granéis Líquidos da Alemoa (Tegla), que conta 4 pontos de atracação para navios especializados nesse tipo de carga de granéis líquidos (píeres). Um desses berços é de uso exclusivo da Transpetro (empresa subsidiária da Petrobras). No local, são operados óleo combustível, diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina e bunker. Os outros três são utilizados por terminais da Stolthaven, da Ultracargo e da Vopak.

Outra área voltada aos líquidos e atendida pela rede dutoviária do Porto é a Ilha Barnabé, na Margem Esquerda do estuário. Ela tem três pontos de atracação: dois públicos e um de uso privativo, utilizado pela Ageo. No local, as cargas são movimentadas pelos terminais da Adonai, da Ageo Trading, da Copape, da Granel Química.

Fonte: A Tribuna online
Gustavo Pecly é o novo presidente da Abtra

O executivo do Grupo Libra Gustavo Pecly é o novo presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra). Seu vice-presidente é o CEO do Grupo Santos Brasil, Antônio Carlos Duarte Sepúlveda. Eles estarão à frente da entidade, que tem sede na Cidade, até dezembro do próximo ano.

A Libra e a Santos Brasil operam dois dos principais terminais de contêineres do Porto de Santos. A primeira administra o complexo formado pelas instalações T-33, T-35 e T-37, enquanto a segunda, o Terminal de Contêineres (Tecon).

As mudanças na direção da Abtra foram divulgadas na tarde de ontem, quando a escolha dos dirigentes foi oficializada, segundo sua assessoria. A eleição ocorreu no mês passado.

Ambos já integravam a diretoria, mas em cargos diferentes. Na gestão anterior, Pecly era o vice e Sepúlveda, o presidente da associação.

Nos demais cargos, não houve alterações. O conselho de administração continua formado por representantes das empresas Marimex (Antonio Carlos Fonseca Cristiano), Bandeirantes Logística Integrada (Erico Sodré Quirino), Ecoporto Santos (José Eduardo Bechara), Rocha Terminais Portuários (Luiz Sérgio de Moura Albino), Multiterminais (Andreas Klien), Intermarítima (Roberto Zitelmann de Oliva Junior) e Transbrasa (Bayard Freitas Umbuzeiro Filho) - todas com instalações no cais santista.

No conselho fiscal, estão executivos da Rodrimar (Flávio Pinto Rodrigues), da Deicmar (Gerson Foratto) e da Localfrio (Luiz Walter Ortiz), companhias que também atuam na região.

Criada no fim dos anos 1980, a Abtra representa empresas portuárias que operam contêineres, cargas soltas e granéis. Atualmente, tem mais de 60 associados.

Fonte: A Tribuna online






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira