Receba notícias em seu email

MSC

Campanha Porto sem Dengue em Imbituba intensifica combate ao Aedes

A Campanha de combate aos mosquitos transmissores da dengue, zika, febre amarela e chikungunya volta a fazer parte da rotina do Porto de Imbituba durante os meses de maior incidência dessas doenças. Ações para prevenir a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e albopictus começaram em janeiro e se estendem até junho. Devido à vigilância contínua, a Autoridade Portuária não registra focos destes mosquitos desde 2015.

Neste período, o Setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da SCPar Porto realiza semanalmente vistorias em toda a área portuária e a Vigilância Epidemiológica Municipal  faz inspeções em 13 larvitrampas (armadilhas), dispostas de em calhas, contêineres, guindastes, lonas, bem como nas proximidades de locais com grande movimentação de pessoas e veículos de cargas. Durante todo o ano, também ocorrem desintetizações semanais em pontos considerados críticos.


PUBLICIDADE



Porto sem Dengue, Zika e Chikungunya é uma parceria entre os setores de SSMA e Comunicação Social da Autoridade Portuária. Os principais objetivos da campanha são alertar a respeito dos riscos que o mosquito apresenta para a população e prevenir a formação de possíveis criadouros. Para conscientizar a comunidade portuária, foram disponibilizados diversos materiais informativos, como flyers nas portarias, planos de fundo nos computadores da SCPar Porto, cartazes em áreas com maior movimento de pessoas, além de e-mails marketing contendo dicas para evitar a proliferação do Aedes.

Os mosquitos

Preto e com listras brancas, o Aedes aegypti é menor que os mosquitos comuns e se prolifera em áreas de maior densidade populacional. Principal vetor de doenças graves como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, é pouco perceptível em razão do tamanho, baixo ruído e picada indolor.

Já o Aedes albopictus é um potencial transmissor dessas doenças, por isso também é combatido. A espécie possui características semelhantes ao seu “primo” Aedes aegypti, mas prefere habitar áreas cobertas por vegetação.






Pesa

      Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira