Aconteceu, na tarde da última segunda (30), a primeira reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). O Conselho é um órgão consultivo da administração do porto, instituído em todos os portos organizados. Foi empossado na reunião o novo presidente, para gestão 2015-2017, representando a Secretaria de Portos, Gustavo Piccinini Dullius.
Em todos os portos organizados, o CAP é constituído por membros titulares e respectivos suplentes do poder público, da classe empresarial e da classe dos trabalhadores portuários. As reuniões ocorrem mensalmente, sempre às segundas-feiras. “O CAP é um órgão muito importante e um mecanismo de relação entre os portos e a Secretaria de Portos em Brasília”, afirmou Dullius.
“O Conselho é o ambiente propício para os principais debates que podem trazer melhorias para o Porto do Rio Grande. Durante esses encontros estão os principais atores do processo portuário, desde o segmento empresarial, trabalhadores e entidades públicas. Com essa soma de esforços, esperamos conduzir o Porto do Rio Grande para o crescimento e aperfeiçoamento”, afirmou o superintendente Janir Branco. Na primeira reunião, os membros dos conselho analisaram a ata do último encontro e também fizeram uma explanação sobre as atuais condições do Porto e as demandas de cada entidade. A partir de agora, o grupo irá trabalhar em pautas de curto, médio e longo prazo que podem trazer benefícios a toda atividade portuária.
Conselho de Direção
Também na manhã de ontem, aconteceu a primeira reunião do Conselho de Direção do Porto do Rio Grande. O Conselho é presidido pelo secretário adjunto dos Transportes, Humberto Canuso. Também estavam presentes: Janir Branco (diretor-superintendente); Paulo Somensi (diretor de infraestrutura); Adinelson Troca (diretor administrativo-financeiro); Darci Tartari (diretor técnico); Rui Mendes (representando a classe trabalhadora); Vidal Mendonça (representando a classe empresarial); João Carlos Cousin (representando o Executivo Municipal).
Na pauta do encontro diversos assuntos foram tratados como o balanço de almoxarifado 2014 e atividades para o ano de 2015. As reuniões do Conselho de Direção ocorrem mensalmente na sede da Superintendência. “O CAP e o Conselho de Direção são muito importantes para a gestão do Porto do Rio Grande pois permitem o debate sobre os assuntos trazendo para mesa opções de soluções em uma construção coletiva”, conclui o superintendente.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE