A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) abriu licitação para a contratação de uma empresa para realizar a dragagem do porto no litoral norte paulista, com o objetivo de remover sedimentos do fundo da área de atracação e da bacia de manobra. Essa intervenção permitirá um aumento no calado operacional dos navios, facilitando o trânsito de embarcações de maior porte e maior volume de carga. O edital de licitação para o serviço foi publicado recentemente no diário oficial do estado. Atualmente, o canal de acesso ao porto possui um calado de 25 metros, um dos maiores do Brasil, enquanto a profundidade da área de atracação é de 8,70 metros.
O projeto tem como objetivo restabelecer uma profundidade mínima de 10 metros, com a remoção de aproximadamente 34.588,37 metros cúbicos (m³) de sedimentos, o que equivale a mais de 2 mil caminhões de carga. O prazo estimado para a execução da obra é de cinco meses. Como medida de proteção ambiental, serão implementadas ações de monitoramento e mitigação, supervisionadas pelo Ibama, órgão responsável pelo licenciamento ambiental.
PUBLICIDADE
As empresas interessadas em participar do processo licitatório deverão submeter suas propostas até o dia 15 de janeiro, em uma sessão pública. O regulamento interno de licitações e contratos da CDSS está disponível no site da companhia.