Receba notícias em seu email

Yanmar

Ceará assina Acordo de Cooperação com a Bielorrússia

O Estado do Ceará firmou Acordo de Cooperação com a República da Bielorrússia, em encontro realizado na tarde de ontem, segunda-feira (14), no Palácio da Abolição. Na ocasião, o governador Camilo Santana recepcionou o governador da Região de Mogilev, Vladimir Domanevski, e o embaixador da República da Bielorrússia no160314 BIELORUSSIA MG 6152 web 1 Brasil, Leonid Krupets, entre outras autoridades e empresários do país do Leste Europeu.

O acordo econômico concretiza negociações iniciadas em fevereiro do ano passado, quando representantes da embaixada estiveram reunidos com o governador Camilo Santana. "Esse acordo é um passo importante para aproximar o Ceará da Bielorrússia e permitir a troca de experiências entre o nosso Estado e o país do Leste Europeu. Será fundamental, inclusive, para que os empresários dos dois países possam realizar negócios entre si", citou o governador.


PUBLICIDADE



A comitiva é formada por 15 integrantes e conta com empresários dos segmentos de carne, peças e construção de tratores, laticínios, doces, frutas, bebidas, entre outros segmentos. Ainda na tarde desta segunda eles visitam a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e, na terça-feira (15), conhecem o Complexo Industrial e 160314 BIELORUSSIA MG 6204 webPortuário do Pecém (CIPP) e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), que possui potencial para receber empresas da Bielorrússia.

O grupo é acompanhado nas agendas no Ceará pelo assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann. No encontro desta segunda, também estiveram presentes a secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Ferruccio Feitosa, e o secretário Chefe do Gabinete do governador, Élcio Batista.

Fábrica de tratores
Segundo o embaixador Leonid Krupets, ainda em fevereiro de 2015, investidores da Bielorrússia manifestaram interesse em instalar uma fábrica de tratores no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A fábrica seria uma joint-venture entre empresários cearenses e europeus. A primeira etapa do empreendimento seria a montagem160314 BIELORUSSIA MG 6238 web dos equipamentos. Após consolidada, ocorreria a produção de motores e peças. Só então é que se daria a montagem dos veículos no Ceará. Em outro momento, começaria a produção de peças e motores.

Outros interesses da missão se concentraram na área de fruticultura irrigada e no estabelecimento de parceria de intercâmbio educacional entre o Ceará e o país europeu.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Assessoria para Assuntos Internacionais/Lorena Teixeira






   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira