Será assinada, no dia 6 de fevereiro, a parceria entre a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) com o Porto de Rotterdam (PoR), considerado um dos principais terminais marítimos do mundo. Para isso, será realizada abertura do capital da Cearáportos. O objetivo do convênio é viabilizar a transformação do Porto do Pecém em um hub (centro de distribuição) regional de contêiners . O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Camilo Santana ontem.
Em setembro do ano passado, o Estado já tinha firmado convênio com o Porto de Rotterdam para a elaboração do plano de desenvolvimento para o Porto do Pecém, que consiste na integração entre porto, indústria e Zona de Processamento de Exportação (ZPE), e na atração de novos investimentos para o Complexo do Pecém (CIPP).
PUBLICIDADE
“Vamos assinar um memorando de intendimentos em fevereiro e vamos discutir os termos da parceria do ano tpara ter uma joint venture com Rotterdam”, detalha André Facó, secretário da Infraestrutura. Para o secretário, a parceria e os três novos berços de atracação do Porto irão abrir novas rotas, principalmente para a China.
No encontro com os industriais, o governador também informou que está viabilizando parceria público-privada (PPP) para ampliar a universalização do esgotamento sanitário de Fortaleza. O objetivo é atingir entre 65% e 67% de cobertura. As negociações estão sendo viabilizadas junto à Prefeitura de Fortaleza e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BDNES).
Também está sendo articulada uma parceria com a Fiec para lançar o Plano Estadual de Energias Renováveis. “A parceria com a Fiec é nesse sentido de fazer um esforço para conseguir essas linhas de transmissão”, disse Beto Studart, presidente da Fiec.
Fonte: O Povo (CE)/Beatriz Cavalcante