Ecobrasil

Certificação ISO 9001:2000 no Porto do Itaqui

Em 2008, após auditoria realizada pela empresa Bureau Veritas, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), sob consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itajaí (SC) e São Luís (MA), recebeu a Certificação ISO 9001:2000.

Em 2008, após auditoria realizada pela empresa Bureau Veritas, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), sob consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itajaí (SC) e São Luís (MA), recebeu a Certificação ISO 9001:2000.

Com essa conquista, a EMAP, que administra o Porto Organizado do Itaqui, passou a ser considerada a segunda Autoridade Portuária a obter o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) no Brasil. Nessa época, como Presidente da Comissão Permanente de Licitação, foi muito gratificante saber que a EMAP recebeu essa certificação, sabe por quê?

Em seis meses de trabalho, foram mapeados 30 processos relacionados ao fornecimento de infra-estrutura básica, operacional, e também a serviços condominiais, ações previstas no escopo do projeto. Em destaque cito o procedimento de aquisição de bens e serviços, isto é, o procedimento de Licitação, elaborado por mim. Esse procedimento que segue com rigor a Lei 8.666/93, foi pela primeira vez na história do Maranhão certificado pela ISO 9001:2000. Isto quer dizer que todos os passos de um processo licitatório dentro da EMAP, são seguidos conforme instrui a Lei das Licitações, deixando assim a Comissão de Licitação amparada por todos os lados no que diz respeito à legalidade e agilidade.

Além disso, foram promovidos diversos seminários e treinamentos para que os colaboradores se preparassem para a nova fase do complexo portuário. A certificação foi um atrativo para novos investidores, pois garante mais confiabilidade e credibilidade aos serviços oferecidos.

A conquista da ISO 9001:2000 demonstrou a preocupação da EMAP em atender com excelência os clientes do porto. A qualidade dos serviços foram aprimoradas e modernizadas para satisfazer ainda mais os clientes. A empresa buscou alcançar um Sistema de Gestão Integrada (SGI) para tornar o Porto do Itaqui uma referência para o setor.

Através das instruções de trabalho, procedimentos e dos indicadores de desempenho, o Porto do Itaqui conseguiu atingir o objetivo de oferecer um alto nível de profissionalização. Na época a equipe estava estimulada e trabalhando para obtermos novas conquistas, que era a implantação da Certificação ISO 14001:2004, gerenciadora das atividades que têm impacto no Meio Ambiente.

Fonte: Administradores/Mauricio Lima

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira