MSC

Chuva atrasa embarque de açúcar no Porto de Santos

Grande movimento de embarcações começou em maio e deve se estender até setembro
A volta da chuva em São Paulo agravou o atraso no embarque do açúcar no Porto de Santos. Já são quase cem navios parados. Se o tempo continuar chuvoso, a fila pode aumentar e, de acordo com administração do porto, uma solução para o problema só seria possível daqui a dois anos.
Nesta segunda a fila somava 98 navios, mais da metade aguardava o embarque de açúcar. Com a quebra na safra de outros países, principalmente na Índia, o Brasil ficou com a responsabilidade de abastecer grande parte do mercado mundial. O grande movimento de embarcações começou em maio e deve se estender até setembro. O consultor de infraestrutura, Marcos Vendramini, critica as formas de negociação entre importadores e exportadores.
– No sistema FOB, o comprador escolhe o navio, o porto e o momento de embarcar. Quem compra não faz planejamento junto à autoridade portuária. Se fizesse venda CIF e deixasse o navio e o embarque a cargo do exportador, evitaria muito contratempo.
Além da concentração de embarques em um único período do ano, outro fator que tem atrasado o trabalho é a chuva. A operação com o produto a granel só pode ser feita com tempo firme. E, com o mau tempo previsto para os próximos dias, os navios que estão fundeados a mais de 10 quilômetros da orla santista devem iniciar o processo de embarque somente no mês de setembro. E a situação que pode piorar caso continue chovendo.
Mas também há boas noticias: pelo menos em médio prazo. Em dois anos, o Porto de Santos deverá ter condições de também escoar a produção em períodos de chuva, de acordo com o presidente do Conselho de Autoridades Portuárias, Sérgio Aquino.

Fonte: Zero Hora/Sandro Fávero

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira