Navalshore 2024

Cid desqualifica denúncias sobre as obras de ampliação do Porto do Pecém

O governador Cid Gomes disse ontem, durante entrevista, que a denúncia da revista Veja, desta semana, acerca de superfaturamento de uma das obras de ampliação do Porto do Pecém, é infundada. Veja aponta que houve um aditivo ao contrato para o prolongamento do quebra-mar do Porto no valor de R$ 180 milhões, sem licitação, o que correspondeu a um aumento de 57% do valor total. A beneficiada seria a empresa Marquise que, segundo a revista, também venceu a licitação da reforma do estádio Castelão.
O governador do Estado afirmou ser "impossível" a apresentação de um aditivo de 57% em uma obra contratada por licitação, sem que isso passe por novo processo licitatório. Segundo disse, não é verdade que a Marquise tenha ganho a licitação do Castelão, revelando que um outro consórcio foi quem ofereceu o menor preço e que a licitação está em andamento.
"A matéria começa a ser deturpada no início. A concorrência do Castelão não terminou ainda. Foi outra empresa que apresentou uma menor proposta. Vai haver recurso, são fases obrigatórias, mas no preço não foi a Marquise", enfatizou Cid Gomes, ao admitir que não conversou com nenhum técnico do Governo sobre o assunto, por ser um dia de domingo (ontem), porém assegurou ser impossível aquela possibilidade por um entrave legal.
"A Lei só permite reajuste de até 25% do valor total", detalhou. Cid Gomes atribuiu as denúncias ao fato de a revista semanal fazer "oposição ferrenha" ao presidente Lula e a ele próprio, dizendo que tomará "providências cabíveis" para "restabelecer a verdade".
Debate
As declarações do Governador foram logo após ter participado de um debate entre os todos os sete candidatos ao Governo do Estado, entre os quais Cid está incluso, promovido pela TV União, no início da noite de ontem, na Capital cearense.
Na oportunidade, os candidatos Cid Gomes (PSB), Francisco Gonzaga (PSTU), Lúcio Alcântara (PR), Marcos Cals (PSDB), Maria da Natividade (PCB), Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) responderam perguntas de apresentadores daquela emissora, de pessoas da sociedade e houve também debate entre os próprios candidatos. Um dos temas mais citados foi a segurança pública, posto que todos os candidatos fizeram menção a ela, nos diversos momentos do programa
Um dos pontos altos da discussão foi justamente sobre o assunto, entre os candidatos Marcos Cals e Cid Gomes. Cals questionou o atual governador sobre a política de segurança do Governo, afirmando que o investimento em equipamentos não têm surtido o efeito esperado, pois o número de homicídios aumentou 54%, segundo ele.
Cid, por sua vez, falou sobre investimentos na polícia como o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros, o policiamento turístico e lembrou o "bom" trabalho feito por Cals quando esteve à frente da secretaria de Justiça do Estado, ainda nesta gestão.
Marcos Cals disse ver "boa vontade" na ação do Governo, porém assegurou que os investimentos não estão chegando "na ponta", que é o atendimento às demandas da sociedade.
Ainda na área da segurança, as candidatas Maria da Natividade (PCB) e Soraya Tupinambá (PSOL) cobraram do governador do Estado a elucidação do assassinato de José Maria Filho, líder comunitário da chapada do Apodi, em abril passado, lamentando o fato.
Lúcio Alcântara (PR) em suas intervenções destacou, entre outras temáticas, a saúde e a agricultura. Na primeira, Lúcio lembrou o fato de ter sido quando ele era governador do Estado que saiu a contratação dos agentes de saúde como servidores públicos estaduais e enfatizou ser esse um dos temas que mais têm preocupado os cearenses.
Clima
A maioria dos candidatos deslocaram militância para a frente da emissora, mas a maior representatividade era de apoiadores era de Cid Gomes, Marcos Cals e Lúcio Alcântara.
Entre os apoiadores, os candidatos ao Senado José Pimentel e Eunício, na chapa de Cid; e Marilene Torres, na chapa de Soraya Tupinambá, estiveram presentes desde o início. Alexandre Pereira, postulante da chapa de Lúcio chegou no fim. Pedro Fiuza e Cláudio Vale, candidatos a vice de Cals e Lúcio, também apareceram. Ao fim do debate, todos os candidatos ressaltaram o fato de não ter havido ofensas pessoais.
Comente essa matéria



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira