O Secretário Executivo da Secretaria de Portos (SEP), Mário Lima, recebeu ontem (31) o ministro dos Transportes de Cingapura Lui Tuck Yew. Durante a reunião, Yew demonstrou o interesse de Cingapura em investir nos portos brasileiros. O grupo abordou ainda a fase de diagnósticos do Estudo de Viabilidade Técnica para o Desenvolvimento de um Sistema de Apoio ao Projeto de Cabotagem que está sendo desenvolvido com o apoio da IDA International. Citou ainda a ampliação dos investimentos do Estaleiro Jurong no Brasil.
"O Brasil é um país com um potencial grande para investimento. Membros da nossa delegação estão visitando os outros portos e para nós é um privilégio estar aqui e ver como o Brasil teve um real crescimento em investimentos portuários", frisou Yew.
Na oportunidade o Secretário Executivo mostrou os avanços do projeto implementado pela SEP, o Porto Sem Papel (PSP) que consiste na digitalização dos documentos, o que tem dado celeridade aos processos cotidianos nos portos nacionais.
Durante a Missão Oficial, realizada em outubro de 2011, os países fortaleceram a aliança com a assinatura do Acordo de Assistência Técnica entre a SEP e a Agência de Desenvolvimento de Informática e Telecomunicações (IDA Internacional). O objetivo da aliança foi fortalecer o desenvolvimento de um sistema integrador que servirá de apoio ao setor portuário brasileiro. A SEP pôde conhecer toda a tecnologia de Cingapura que se destaca com os maiores portos do mundo e o segundo colocado no Índice de Desempenho Logístico apresentado em 2010 pelo Banco Mundial.
O Ministro ressaltou a importância de sincronizar estes dados com dados já consolidados da SEP e a importância de Cingapura fazer parte da elaboração destes projetos de infraestrutura.
Fonte: Ascom SEP
PUBLICIDADE