Receba notícias em seu email

MSC

Coamo prevê exportar 2 milhões de toneladas pelo porto de Paranaguá

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, com sede em Campo Mourão e unidades em mais 60 Municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, é uma das maiores empresas exportadoras de grãos pelo Porto de Paranaguá.
Para 2010, a Coamo prevê exportar cerca de 2 milhões de toneladas de produtos, entre soja, farelo de soja, milho e eventualmente trigo, volume este que representa incremento na ordem de 15% em relação a movimentação das exportações da cooperativa em 2009. No período de janeiro a abril deste ano, conforme levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Coamo já exportou 765 mil toneladas para vários continentes.
“Praticamente, 100% das nossas exportações de grãos são realizadas pelo Porto de Paranaguá, somente no ano passado movimentamos aproximadamente 1,7 milhão de toneladas. O porto de Paranaguá é o corredor de exportação da produção do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo um dos mais importantes da América Latina”, explica o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo. “A estrutura da Coamo em Paranaguá é composta por uma indústria de esmagamento de soja e um terminal com três armazéns com capacidade estática de 175 mil toneladas, duas linhas de embarque com 3.000 toneladas por hora e duas moegas, que integram uma infraestrutura operacional e logística eficiente para efetivar as operações da cooperativa pelo porto de Paranaguá”, acrescenta.
Para Gallassini, são inúmeras as vantagens das exportações pelo Porto de Paranaguá, entre as quais a redução da distância e do frete, bem como a agilidade na exportação dos produtos agrícolas oriundos dos campos dos mais de 22 mil associados da cooperativa que em 2010 está completando 40 anos de fundação.
“A importância do Porto de Paranaguá para o setor agrícola é muito grande, temos efetivado uma forte parceria ao longo desses 20 anos de trabalho entre a Coamo e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Vamos continuar essa parceria e para os próximos anos, a Coamo irá promover investimentos na sua estrutura em Paranaguá para agilizar ainda mais os processos e as melhorias da logística e do escoamento da produção agrícola para o mercado internacional”, prevê Gallassini.

Fonte: Tribuna do Interior


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira