Receba notícias em seu email

MSC

Com mais de 17 milhões de toneladas, Itaqui registra melhor 1º semestre em movimentação

O Porto do Itaqui, em São Luís (MA), registrou no primeiro semestre de 2025 a movimentação de 17,2 milhões de toneladas de cargas, a maior para os seis primeiros meses do ano de sua história. Houve crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024, e o resultado ficou 7% acima do esperado para o intervalo.

Os granéis sólidos lideraram a movimentação, com cerca de 70% do total. O destaque foi a soja, com 8 milhões de toneladas, 10% acima do ano anterior. De fertilizantes, foram quase 2 milhões de toneladas movimentadas, mais 39% que no mesmo período de 2024. Ferro gusa e cobre apresentaram altas, de 20% e 19%, respectivamente.


PUBLICIDADE



Entre os granéis líquidos, que representaram 25% da movimentação total, o destaque foi o sebo, com aumento de 70%. A soda cáustica e os derivados de petróleo também registraram crescimento, reforçando a diversificação da carga operada no porto. “Esses resultados são possíveis devido à eficiência logística”, afirmou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Carlos Roberto Frisoli.

Para manter o crescimento, o porto investe para ampliar sua capacidade de movimentação. O berço 98, que está em construção, aumentará o potencial de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano e o faturamento anual em cerca de 20%. Além disso, foram iniciadas em julho de 2025, no Berço 108, as operações ship to ship, que permitem a transferência de carga de navio para navio. Com isso, os demais berços permanecem disponíveis para outras atividades, reduzindo o tempo de espera das embarcações e aumentando a produtividade. Também operam no sistema ship to ship os berços 106 e 108.

A expectativa dos administradores locais é de que o desempenho do Porto do Itaqui no primeiro semestre de 2025 acarrete mudanças positivas na economia maranhense, com aumento da produção, da demanda por insumos e da capacidade logística. Além disso, acreditam que os resultados podem atrair novos empreendimentos industriais, logísticos e agrícolas para o Maranhão. “Esse aumento nas cargas movimentadas mostra que o porto está operando com eficiência e atraindo mais negócios”, disse a presidente em exercício do porto, Isa Mary Mendonça.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Intercabos
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira