A Cofco Internacional Brasil iniciou nesta terça-feira (8) as obras de seu terminal no Porto de Santos, na região do Valongo. A previsão é de que o local inicie suas operações do novo terminal agrícola de granéis sólidos vegetais, um dos maiores no complexo portuário santista, em 2025. E com o funcionamento pleno, em 2026, amplie a capacidade portuária da empresa para a movimentação de 14 milhões de toneladas.
A Cofco International Brasil arrematou o direito de explorar o terminal STS 11 em leilão, no ano passado, e a companhia chinesa terá direito à concessão por 25 anos do novo terminal de granéis sólidos vegetais, com um investimento de mais de R$ 764 milhões.
PUBLICIDADE
Além de realizar as obras de implantação do Parque Valongo, por meio de compensação, a empresa também fará 430 plantios de árvore nos bairros com mais necessidade de Santos. “Os asiáticos estão investindo no Brasil porque eles enxergam a nossa capacidade de logística e o nosso potencial de crescimento. Isso chama a atenção e gera um estímulo para que nós, representantes do setor público, possamos facilitar e colaborar com esse tipo de investimento, que gera emprego, gera renda, desenvolvimento”, diz o presidente da APS, Anderson Pomini, que destacou que serão 11 mil empregos indiretos gerados ao final destas obras.
“É um momento histórico e celebramos esse momento especial do início das obras. Fizemos muito esforço e trabalho para esse projeto e contamos com grande suporte do presidente da APS e do prefeito de Santos. Estamos com uma expectativa grande para a finalização das obras do STS11, para que nossos alimentos cheguem a todo o mundo, e para o Parque Valongo”, declara o vice-presidente e diretor do Brasil e América do Norte da COFCO Internacional, Wang Yunchao.