Começou na última terça-feira (21), com a chegada do MSC Preziosa ao Porto de Salvador, na Bahia, a temporada 2025/2026 de cruzeiros marítimos pelo Brasil. Ela terminará, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), no dia 16 de abril, quando o Costa Diadema deixará o país de volta à Europa. No período, de acordo com a entidade, sete navios do segmento vão operar pela costa brasileira, em mais de 160 roteiros.
Ao longo da temporada, anunciou a Clia Brasil, serão mais de 600 escalas em 16 destinos, com embarques e desembarques em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Balneário Camboriú. Os roteiros incluem passagens por Angra dos Reis, Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai
PUBLICIDADE
A Clia Brasil informou que estudo feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) indicou que o impacto econômico médio por passageiro é de cerca de R$ 710 nas cidades de escala e de R$ 920 nas de embarque e desembarque, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos. Segundo a entidade, os viajantes são responsáveis por geração de renda e criação de postos de trabalho e trazem ganhos para os setores do comércio, incluindo o de gastronomia, de serviços e de transportes.

















