Receba notícias em seu email

MSC

Comissão aprova manutenção de inspetores do trabalho em portos

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 447/11, do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que obriga os portos brasileiros a manterem, junto da administração portuária, inspetores trabalhistas responsáveis pela fiscalização das condições de vida e de trabalho dos marinheiros. O projeto altera a Lei dos Portos (8.630/93), principal marco legal da atividade.

A proposta recebeu parecer favorável do deputado Geraldo Simões (PT-BA). Atualmente, o porto já é obrigado a manter, de forma integrada, autoridades administrativas, aduaneiras, marítimas, sanitárias, de saúde e de polícia marítima. O projeto acrescenta a obrigação de inspeção do trabalho.

O relator lembra que o Brasil é signatário da Convenção 178 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que obriga os portos (marítimos e fluviais) a manterem inspetores de trabalho. O objetivo da convenção foi permitir às autoridades portuárias o direito de fiscalizar navios de outros países.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Camara dos Deputados/Janary Júnior






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira