Receba notícias em seu email

Yanmar

Comissão do Congresso aprova 'MP das concessões'

Uma comissão mista do Congresso aprovou ontem a Medida Provisória 752, a chamada "MP das concessões", que entre outras coisas regulamenta a prorrogação e a relicitação de contratos de parceria dos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário que fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A medida tem como objetivo viabilizar novos investimentos no setor de transportes, em meio à crise vivida por boa parte das empresas do setor de infraestrutura. O governo editou a medida depois que concessionárias de projetos licitados durante o governo Dilma Rousseff passaram a enfrentar dificuldades financeiras e se mostraram incapazes de cumprir contratos - muitas delas por estarem implicadas na Operação Lava-Jato.


PUBLICIDADE



O texto tem três eixos principais: permite a prorrogação antecipada dos contratos; permite a relicitação das concessões que forem devolvidas ao governo; e permite renegociar, em vez de relicitar, contratos com concessionárias que não conseguirem fazer os investimentos previstos por razões pelas quais elas não são responsáveis - crise econômica, forte retração do crédito, alta brusca de juros, entre outras.

O governo celebrou a aprovação, mas o parecer do deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) não foi aprovado com facilidade. Os remendos feitos no texto original MP causaram protestos no Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão sempre teve uma postura contrária à renovação antecipada das concessões e viu nas mudanças feitas no texto um "presente" para as principais concessionárias de rodovias do país.

O governo tem até 3 de maio para aprovar a MP na Câmara e no Senado. Mas deve enfrentar resistência de parlamentares da região Centro-Oeste, preocupados com esse aspecto da legislação.

Fonte: Valor






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira