Companhia Docas de Imbituba comemora 88 anos de fundação

Em 03 de novembro de 1922, o empreendedor Henrique Lage fundou a CDI e proporcionou ao Sul do país um dos principais portos da atualidade

Há 88 anos, no dia 03 de novembro de 1922, o visionário empreendedor Henrique Lage fundou a Companhia Docas de Imbituba, após obter autorização para a construção de um porto com a finalidade de escoar a produção de carvão catarinense. Desde então, inúmeras foram as fases e os desafios enfrentados pelo Porto de Imbituba. A partir de 2004, sob nova administração, o Porto passa por uma fase de desenvolvimento e investimentos para se tornar uma das melhores alternativas logísticas da Região Sul do país.

"Vivemos uma nova realidade. Foram duas décadas antagônicas: uma impulsionada pelo carvão, a de 1980, e outra mergulhada em passivos e dúvidas, a de 1990. Quem conheceu o Porto de Imbituba nestas épocas, não reconhecerá mais", afirmou o administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

"Este aniversário corresponde a um importante marco para nós, pois neste ano tivemos recordes de movimentação de cargas e o que é melhor, nossas obras estão a todo vapor para proporcionar ao Sul do país uma alternativa logística de altíssima qualidade, com custo adequado, eficiência aduaneira e curto período de espera. É por motivos como estes que o Porto de Imbituba é alvo de investimentos recentes da iniciativa privada e está entre as prioridades para as obras de dragagem de aprofundamento previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)", declarou Jeziel.

"Neste mês, nosso presente é o novo cais de 300 metros de comprimento, cuja previsão de entrega é nesta primeira quinzena de novembro. Além disso, em abril, com a conclusão do alargamento dos outros 250 metros e a ampliação de mais 110 metros, teremos um cais acostável com 660 metros de comprimento, disponível para receber grandes navios tão logo a dragagem de aprofundamento para 15 metros esteja concluída", destacou o Administrador.

"Não podemos parar por aí. Precisamos pensar no futuro e nas obras estruturantes que proporcionarão ao Porto de Imbituba melhores condições para crescer. Entre elas estão a ampliação do acesso entre a BR-101 e o Porto, a conclusão da duplicação da BR-101 e a construção da Ferrovia Litorânea, obras que efetivamente consolidarão Imbituba como a melhor opção do Sul do país", finalizou Jeziel.

Localizado em uma enseada de mar aberto, com calado natural que pode chegar aos 15 metros de profundidade sem que sejam necessários investimentos de alto custo, o Porto de Imbituba oferece facilidade de atracação de navios e de operações a qualquer hora do dia e da noite e em quaisquer condições meteorológicas. Além disso, possui um hinterland que o coloca como um dos principais complexos portuários brasileiros: está conectado a uma malha ferroviária e fica próximo à rodovia BR-101. Outro ponto favorável e diferencial do Porto de Imbituba é que enquanto a maioria dos portos da região sofre com a limitação de suas retroáreas, Imbituba ainda dispõe de espaço para crescer, com uma retroárea operacional de 650mil metros quadrados, estrutura de armazenamento com mais de 50.000 metros quadrados e aproximadamente 180.000 metros quadrados de pátios para contêineres e carga geral.
(Fonte: Tribuna Catarinense)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira