O Complexo do Pecém firmou, nesta segunda-feira (16), um protocolo de intenções com o Porto de Xiamen, localizado na província de Fujian, na China.
O acordo prevê a troca de ideias e melhores práticas sobre melhorias e produtividade portuária; o desenvolvimento de tecnologia da informação portuária; a participação na troca e cooperação da aliança “Rota da Seda Marítima”; e trocas comerciais e cooperação em investimentos.
PUBLICIDADE
O documento foi assinado pelo presidente do Complexo, Hugo Figueirêdo; pela vice-presidente Financeira, Rebeca Oliveira; e pelo diretor do Fujian Provincial Port Group, Huang Xunyou, em evento no Pecém. Na comitiva também esteve o vice-governador da província de Fujian, Lin Wenbin.
Os dois portos já são conectados por uma linha de longo curso. “Hoje, já há movimentação de carga entre os portos do Pecém e de Xiamen. São cargas principalmente relacionadas a rochas ornamentais. Mas há, também, potencial para termos cargas de contêineres sendo movimentadas entre os dois portos, que atualmente chegam e saem do Brasil pelo Porto de Santos. Acredito que, com o trabalho de cooperação, haverá oportunidade de explorar novas cargas e novas linhas”, pontuou Hugo Figueirêdo.
O presidente do Complexo do Pecém apontou, ainda, o potencial para exportação aos portos de Fujian das cargas de grãos transportados pela Transnordestina a partir de 2027.
Além do Complexo do Pecém, o governo cearense, por meio do governador Elmano de Freitas, também assinou, neste domingo (15), um protocolo de intenções entre Ceará e Fujian. O acordo visa o desenvolvimento de capital humano, sobretudo jovens, na área de energias renováveis, através de um programa de capacitação. A iniciativa deverá ser concretizada por meio de parcerias entre o estado e empresas chinesas que operam no Ceará.