O Complexo Portuário do Itajaí encerrou o mês de outubro com uma movimentação acumulada de 829,52 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), com avanço de 6% sobre a movimentação de 780,45 mil TEUs registrada nos dez primeiros meses de 2010.
Em tonelagem o avanço foi de 7% neste ano. Foram 8,73 milhões de toneladas de janeiro a outubro, ante 8,17 milhões em igual período do ano passado. As cargas de exportação representaram a fatia de 46% das operações, enquanto as exportações, 54%. O complexo recebeu 1.002 navios no período, com moderada retração, de 3%, sobre o número de atracações registrado nos dez meses do ano passado.
Vale ressaltar que em outubro o Complexo retomou sua movimentação média de cargas, após os impactos das enchentes de setembro. Foram 90,61 mil TEUs em outubro, ante 69,14 mil TEUs em setembro. “Entretanto, deveremos registrar uma drástica queda em novembro, devido a paralisação dos trabalhadores portuários avulsos dos Conferentes, que fazem com que o Porto de Itajaí esteja sem operar por cerca de duas semanas”, informa o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Junior.
Fonte: A Tribuna On-line
PUBLICIDADE