O Complexo Portuário do Itajaí operou 69,14 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit - unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) em outubro, que somados ao volume operado em 2011 elevam a movimentação acumulada no ano para 738 mil TEUs. O avanço registrado nos nove primeiros meses do ano foi de 7% e a média operacional mensal atingiu 82.102 TEUs.
Em volume de cargas, o Complexo operou 789,77 mil toneladas no último mês, elevando o acumulado entre janeiro e setembro para 7,76 milhões de toneladas. O crescimento, comparativamente ao ano anterior, foi de 8%.
"Se analisados os nove meses deste ano, as operações do Complexo Portuário do Itajaí continuam crescendo, mesmo com o acentuado recuo verificado em setembro em relação ao igual período do ano passado, de 23%, em decorrência das enchentes que geraram o assoreamento dos canais de acesso e bacia de evolução, deixando o Complexo inoperante por oito dias", informa o diretor Comercial do Porto de Itajaí, Marcelo Sodré.
Redução
Esse fator também impactou a redução de atracações no período, em comparação com o mês de agosto. Foram 68 escalas em setembro de 2011, ante 96 escalas no mês anterior. O impacto dessa redução no número de atracações registrado em setembro no acumulado em 2011 foi um moderado recuo, de 1% em comparação com os nove meses de 2010.
"Mesmo com a baixa movimentação, mantivemos uma boa média de movimentação no exercício, que nos possibilitará ultrapassar a marca de 1 milhão de TEUs neste ano", diz o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.
Com relação ao sentido das cargas, o Porto Organizado de Itajaí operou 367,99 mil TEUs em cargas de exportação e 370,93 mil TEUs em cargas de importação, o que aponta para um equilíbrio entre embarques e desembarques. Realidade que condiz com a corrente de comércio de Santa Catarina.
Fonte: Economia SC
PUBLICIDADE