Ecobrasil

Concluída a dragagem de aprofundamento do canal do porto rio-grandino

O canal de acesso ao Porto do Rio Grande já é um dos mais profundos do Cone Sul. A draga Juán Sebastián de Elcano concluiu a dragagem de aprofundamento do canal iniciada em 23 de agosto de 2009. A parte interna do canal, do píer petroleiro até o fim dos Molhes da Barra, trecho em que o serviço foi concluído no final de 2009, ficou com profundidade de 16 metros, e a externa, fora dos Molhes, com profundidade de 18 metros, conforme determinado no contrato da Secretaria Especial de Portos (SEP) com o consórcio formado pelas empresas Odebrecht Serviços de Engenharia S.A e Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda.
De acordo com Tom Van Slambrouck, gerente de projeto da empresa Jan De Nul, proprietária da Juán Sebastián de Elcano, a dragagem de aprofundamento, que desde janeiro deste ano ocorria na parte externa do canal, foi concluída na noite do último dia 22. No dia 23, a fiscalização contratada pela SEP fez o levantamento batimétrico para verificar as profundidades e na última terça-feira terminou de processar os dados. Com o resultado deste levantamento, ontem a SEP liberou a draga que, na manhã desta quinta-feira deixa o porto rio-grandino e vai para Lisboa (Portugal), para docagem em um dique objetivando a manutenção dos motores. A Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) ontem recebeu ofício de Slambrouck com a informação do término da dragagem, mas diz que oficialmente ainda não foi informada, pois não recebeu comunicação oficial da SEP.
Segundo Slambrouck, o contrato com a Secretaria Especial de Portos previa, no total, a retirada de 18 milhões de metros cúbicos de material do canal. No entanto, como durante a realização do serviço houve depósito de mais sedimentos em trechos da área externa do canal, ao todo foram dragados 20 milhões de metros cúbicos de sedimentos em um período de 11 meses. Foram removidos 8 milhões de metros cúbicos de sedimentos da área interna e 12 milhões de metros cúbicos da externa. Nos últimos dias, a draga ficou no cais do Porto Novo preparando-se para a desmobilização, enquanto aguardava a liberação.
Em 17 de maio, a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) aumentou o calado oficial do porto de 40 para 42 pés, atendendo pedido de terminais graneleiros que buscaram beneficiar-se de um porto mais competitivo já no escoamento da safra de soja deste ano. E, em breve, deverá ser homologado o calado oficial de 47 pés, que é a meta da SUPRG. A dragagem de aprofundamento terminou, mas o consórcio fica responsável por executar, por um prazo de dois anos, a manutenção do canal quando se fizer necessário. Tom Slambrouck diz que a SUPRG irá solicitar a manutenção quando houver necessidade e o consórcio enviará uma draga de menor porte para realizá-la.
O serviço todo faz parte do Plano Nacional de Dragagem e é realizado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O valor total do empreendimento é R$ 196 milhões, sendo R$ 147,5 milhões de investimento da União e 48,5 milhões de contrapartida do Estado.

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira