As condições meteorológicas contribuíram e o terceiro cabo da linha subaquática de transmissão de energia elétrica do Rio Grande para São José do Norte já está em seu devido lugar. O lançamento no canal de acesso ao Porto do Rio Grande foi realizado na última quinta-feira pelo consórcio formado pelas empresas Prysmian Energia, Cabos e Sistemas do Brasil S/A e Lig Global Service Ltda, contratado pelo governo do Estado para implantação da linha.
O tracionamento do cabo subaquático, desde a margem do estuário da Lagoa dos Patos do lado de São José do Norte, foi iniciado na última terça-feira, quando foi estendido até a torre existente dentro d'água (no estuário). Ontem, antes das 6h foram iniciados os trabalhos para o cruzamento sobre o canal de acesso e complemento do tracionamento até a margem do lado do Rio Grande. Às 6h10min, mergulhadores entraram na água para os preparativos necessários à operação.
Por volta das 8h20min, foi iniciado o tracionamento do cabo para cruzamento do canal e às 9h25min o equipamento chegou à margem do estuário do lado do Rio Grande. Neste ponto, a parte dele que fica em terra foi colocada dentro de um tubo flexível para instalação na caixa de emenda com o subterrâneo, que é ligado a área de transição da linha aérea para a subaquática, localizada ao lado do Tecon. Em seguida teve início o posicionamento correto do cabo e a retirada das bombonas nele instaladas como flutuadores durante a operação, para que ele afundasse. Às 13h o cabo estava totalmente submerso.
O canal de acesso ao porto, que foi interditado a partir das 6h da manhã visando essa operação, foi liberado para a movimentação de navios por volta das 12h30min, conforme o engenheiro mecânico Pedro Bom, gerente de projeto do consórcio. O lançamento do terceiro cabo subaquático mobilizou em torno de 40 pessoas, entre funcionários do consórcio e trabalhadores subcontratados, e 16 embarcações de pequeno a médio porte. Uma lancha da Capitania dos Portos acompanhou o trabalho.
A linha subaquática será composta de quatro cabos de energia e dois de fibra óptica. Ela vai substituir a atual linha aérea de transmissão de energia para São José do Norte, que atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino. Até agora, três cabos de energia e um de fibra ótica já foram lançados. A expectativa do consórcio é fazer o lançamento do quarto cabo de energia e do segundo de fibra ótica, juntos, na próxima semana, a partir da quinta-feira.
Além do lançamento dos cabos, a implantação da linha subaquática ainda inclui a interligação deles com as áreas de transição, localizadas em terra - uma do lado do Rio Grande e outra do lado de São José do Norte, mais a energização e o enterramento definitivo dos cabos. A estimativa é que até 15 de fevereiro a linha subaquática esteja energizada.
O serviço de lançamento dos cabos na água começou no início de setembro do ano passado. A ideia inicial era que até o final de outubro de 2010 os cabos já estivessem lançados e energizados, mas condições meteorológicas adversas atrasaram o serviço. Após a subaquática ser energizada, terá início a retirada da linha aérea. O governo do Estado contratou a obra por R$ 20 milhões, por meio da Companhia Estadual de Energia Elétrica.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell
PUBLICIDADE