Os membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do porto de Imbituba realizaram ontem (27), antes da reunião mensal, uma visita orientada pela área do porto, com o objetivo de conhecer o estágio das obras de recuperação dos molhes, a operação dos portêineres e o trecho final da obra de ampliação do cais. Segundo o Administrador do porto, Jeziel Pamato de Souza, a visita é uma maneira de atualizar os conselheiros. “É uma oportunidade importante, pois assim as autoridades que nos auxiliam na administração ficam conscientes da realidade. Hoje aproveitamos a reunião do CAP para fazer essa atualização e discutir as melhorias que estão sendo feitas. Em pouco tempo estará tudo pronto para operar novas linhas de navios”, disse Jeziel.
“As obras estão bastante adiantadas, o cais fica pronto esta semana para a inauguração dia 28 de novembro e Imbituba terá, então, toda a infraestrutura portuária necessária para operar mais navios. O porto foi informado de que o edital para o aprofundamento do porto deve ser publicado ainda neste mês, com a expectativa de início das obras da dragagem para o início de 2012, o que aumentará o calado para 15m, permitindo o acesso dos maiores navios que frequentam a costa e os portos brasileiros”, disse o presidente do CAP, Gilberto Barreto.
O comandante Henrique de Freitas Guimarães, Gerente Regional de Contratos da CSAV e representante dos armadores no CAP, afirmou que a visita é relevante. “Os armadores têm conhecimento do potencial do porto de Imbituba. Já conheço o porto há alguns anos e desde 2004 fizemos uma parceria com a Docas, chegando a operar três linhas diferentes para Estados Unidos, norte da Europa e costa oeste da América do Sul, sendo que esta última ainda mantemos. O que falta agora é o aspecto comercial, todos se unirem para conseguir o comprometimento dos importadores e exportadores”, disse.
Da Redação
PUBLICIDADE