Ecobrasil

Contagem regressiva para inauguração do Terminal Pesqueiro de Natal

Governo marca abertura do Terminal Pesqueiro de Natal para o dia 22 de dezembro

O governo estadual marcou para o dia 22 de dezembro a inauguração do Terminal Pesqueiro de Natal. A primeira etapa do terminal abrange toda a área de aportagem de barcos - cais com 150 metros de extensão, além de toda a infraestrutura de estocagem, beneficiamento e câmaras frias. Os investimentos representam um montante de R$ 37,5 milhões. O terminal dará ao Rio Grande do Norte a infraestrutura necessária para incrementar sua atividade pesqueira. Hoje o estado contabiliza 25 municípios litorâneos, 84 comunidades pesqueiras, 30 colônias de pescadores e 11 mil pescadores cadastrados no litoral.

A estimativa é que já no segundo ano de operação do terminal, a atual frota de embarcações atuneiras potiguar deverá passar dos atuais 45 para 90 barcos. A área inicial de ancoragem de 150 metros poderá ser ampliada para até 340 metros de extensão, dependendo do aumento das atividades de embarque e desembarque de barcos. O governador Iberê Ferreira de Souza destaca que o terminal irá "tornar real um sonho antigo dos quetrabalham na atividade pesqueira do estado. É uma obra que vai beneficiar a mais de 200 mil pessoas, e gerará cerca de 10 mil empregos diretos".

Obra permitirá o desenvolvimento da atividade pesqueira na costa potiguar Foto: Fábio Cortez/ DN/ D.A. Press
A obra está sendo erguida em terreno cedido pela União, por trás da CBTU, entre a Pedra do Rosário e a Capitania dos Portos. Ainda este ano, será licitado o complemento da obra no qual será construído um viaduto ligando o terminal à avenida do Contorno. R$ 10 milhões já estão assegurados para a obra.

Impulso

O Terminal Pesqueiro de Natal será um porto de recepção de barcos que atenderá a pesca oceânica, de maior porte, e também aos pequenos pescadores. Sua capacidade de estocagem será de 50 toneladas. O terminal contará também com serviços de beneficiamento primário de peixe e terá fábrica de gelo.

O novo equipamento é considerado o mais importante do Nordeste e possibilitará ao Rio Grande do Norte ampliar suas exportações. O estado se destaca como o principal polo atuneiro brasileiro e, desde 2006, é o maior exportador de pescados do país. Em 2008, o estado vendeucerca de 10 mil toneladas de produtos entre atum, espadarte, lagosta e camarão de cativeiro, para o exterior.

A novidade dará impulso a várias atividades vinculadas à pesca. Serão incrementados os setores de combustíveis e lubrificantes, suprimentos, gelo, alimentação e hotelaria. E ainda a construção de embarcações, reparos navais e indústrias de processamento de embalagens.

Fonte: Diário de Natal

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira